Assembleia geral ordinária da rede pequi
No dia 26 de Janeiro de 2024, foi realizada a Assembleia geral ordinária de rede pequi, com a presença de representantes de cada entidade que faz parte da rede.
No início do encontro, Cida desempenha um papel fundamental ao proferir palavras calorosas de acolhida e motivação, estendendo as boas-vindas a todas as entidades reunidas. Sua mensagem transcende o simples ato de saudar; ela cria um ambiente que estimula a conexão e a colaboração entre todos os participantes.
Logo em seguida, a atmosfera é envolta por um momento de serenidade e introspecção, conduzido pela experiente amiga Graça. Juntos, os presentes embarcam em uma breve, mas profunda, sessão de meditação, focalizando na harmonização e no controle das energias que permeiam o espaço.Com as energias alinhadas, o grupo transita para um estágio de apresentações pessoais. Cada indivíduo compartilha suas experiências, perspectivas e objetivos, solidificando laços e promovendo uma compreensão mais aprofundada entre os presentes. Mauro em seguida concedeu uma fala de motivação e esperança sobre as perspectivas da rede e Cida continuou com a leitura da pauta e da programação da assembleia e com alguns informes.
Após isso, a análise de conjuntura com o tema “Direitos humanos, Estatuto da criança e Adolescentes” é iniciada com a mediação da historiadora e professora, Sandra Ney, onde no primeiro tópico da apresentação foi discutido sobre os direitos humanos, mais especificamente sobre a história, desde quando começou a discussão sobre esse tema, utilizando como ferramenta didática uma linha do tempo com os principais feitos, como por exemplo os atos protestantes de Martinho lutero.Logo após a análise conduzida pela Sandra, foi aberto um espaço de tempo dedicado para o debate entre os participantes, foram feitas as considerações finais, encerrando assim as atividades no período da manhã, com o almoço.
As atividades retornam na parte da tarde sendo coordenada pela Gleiciane com a socialização dos trabalhos realizados em cada entidade, com o tempo médio de 30 minutos de apresentação para cada um.
No segundo dia de encontro, tivemos o café da manhã às sete e meia, em seguida iniciamos a nossa avaliação da rede do ano de dois mil e vinte e três (2023) com participação de todas as entidades utilizando o método (Que bom, que tal e que pena), logo após, foi discutido todo o planejamento para dois mil e vinte e quatro, deixando acordado que a cada 3 meses teremos uma reunião virtual via google meet, para articulação e alguns informes da rede, adicionalmente, ficou acordado o local da a próxima assembleia formativa da rede, que ocorrerá em Janeiro de dois mil e vinte e cinco (2025), além disso, ocorreu a reformulação das equipes de comunicação, captação e formação.
