A ação, como objetivo de fortalecer a ancestralidade em uma forma de associar o conhecimento popular com a dinâmica acadêmica e promover as relações intergeração entre mulheres, jovens e crianças envolvida com projeto.

A atividade busca implementar uma horta, que conta diretamente com a participação da comunidade, promove rodas de diálogos e diversas atividades formativas, em que são abordados assuntos relacionados a vidas das pessoas envolvidas com as ações do projeto.

Segundo Felipe Santos, jovens voluntários da AJURCC: “O dinamismo desses encontros levaram a uma interação muito boa entre a comunidade e os envolvidos com o projeto, que logo foi se expandindo pelas donas de casa e crianças das casas em volta, então contamos com toda a ajuda comunitária, tanto para escolher o melhor local quanto na limpeza e adubação, por ser um lugar bem árido e cheio de pedras tivemos muita dificuldade em organizar a terra e cavar,” Afirmou o jovem.

Na horta foi plantado Hortelã, Malva, Capim Santo, Erva Doce, Cidreira, e várias outras espécies de plantas, ainda deverão ser implementadas ao logo do tempo, levando em consideração a conhecimento das mulheres que fazem a horta acontecer na comunidade. O projeto conta com apoio do Fundo Casa para Sustentabilidade a Rede pelo Direito a Cidade e outras organizações parceiras.